segunda-feira, 10 de outubro de 2011

4.725 Metros ao Nível do Mar - "Hasta Cuzco"

Assim que sai de Marcapata iniciei uma nova subida, desta vez ainda mais íngreme. No entanto, após 5 km o asfalto surge novamente e a estrada, em que pese a altitude, é segura. Apesar disso, a moto mal conseguia ultrapassar os 20 km/h e em alguns momentos tive que zigzaguear na pista para que ela nao morresse de todo. Alguns quilometros adiante tive a visão do nevado Auzangate o maior da regiao com mais de 6.300 metros de altitude.
A carretera, no entanto tem o seu ponto culminante a 4.725 metros de altura, de onde entao comeca a decida novamente. Neste momnento revela-se uma paisagem totalmente diferente, mais seca, com muitas casas feitas de adobe (tijolos feitos barro e palha), mas também muito acolhedora, com suas lhamas e alpacas pastando nos campos próximo a estrada. Depois de descer a cerca de 3 mil metros de altiutudes cruzamos o rio Vilcanota, que mais na frente ganha volume de águas e passa a se chamar Urubamaba que é um dos principais formadores do Amazonas.
Depois voltamos a subir novamente até os 4.125 metros e descemos de novo desta vez até cruzar o rio Ocongate. A partir daí já estamos bem proximos de Cuzco. Passamos ainda pela cidade de Urcois, com sua praca e mercado movimentados, turistas do mundo inteiro e ônibus que oferecem transporte para Cuzco. A partir daí inicia-se uma suave descida até Cuzco passando por diversos pequenos municipios. Após atravessar-se uma área urbana caótica e barulhenta, chegamos finalmente ao Centro Histórico de Cuzco, e a partir daí tem-se a impressao de se estar em um novo universo: Ruas limpas, predios historicos bem cuidados do tempo colonial, e sitios arqueologicos pré-colombianos no meio da cidade. Nas ruas de Cuzco passeiam gente de todo mundo, europeus, principalmente, mas também muitos latino americanos e os próprios cuzqueños que adoram aproveitar a beleza da sua mundialmente famosa “Plaza D'Armas”.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Em Janeiro 2015, eu e a esposa tivemos nessa Plaza D´Armas, e nessa placa que estar a 4752 MSNM. Em Janeiro de 2016 a Missão e atravessar o Peru e entrar no Chile e estacionar a Tenere em Vina D´mar, Ta a fim de ir viajante Jornalista, Motoqueiro, pirata de àgua doce e Aprendiz de feiticeiro. Romulo A L Pedroza.

    ResponderExcluir
  3. a fim de viajar eu sempre tô, Rômulo, rs . O difícil às vezes é conciliar as datas de viagem. Mas vou considerar o convite. Forte abraço

    ResponderExcluir