segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O que é que Pucallpa tem?


As noticias recentes de que o intercambio comercial com Pucallpa está há apenas um pequeno passo de se tornar realidade, desperta em nós a curiosidade para saber o que esta cidade com pouco mais de 400 mil habitantes teria a oferecer a nossa região.

Um rápido passeio pelas ruas de Pucallpa já nos chama a atenção a grande quantidade de “rípio”(cascalho) utilizado para melhorar as condições de trafegabilidade nas ruas.

Também chama a atenção a grande variedade de frutas, verduras e legumes, alguns dos quais nos são totalmente desconhecidos. Há fartura de uvas, macas, pêssegos e frutas como o saboroso e suculento “melão pepino”. Uma grande variedade de tipos de maracujás, figo-da-índia e cítricos.

O fato é que Pucallpa está há pouco mais de 800 kilometros de Lima, e há menos de 500 da região serrana de Huanuco. Resta muito poço para que a “Carretera Central”(Lima-Pucallpa) seja concluída, e apesar disso, o tráfego já é possível de inverno a verão.
Com isso, podemos dizer que a integração com Pucallpa não se dará apenas com a região do Ucayalli, mas com todo Peru. O relevo acidentado deste país permite uma infinita gama de micro-climas que possibilitam o cultivo de frutas típicas dos países temperados em áreas próximas a selva.

O rio Ucaially permite a ancoragem de navios de grande calagem que embarcam desembarcam petróleo e cimento em grandes quantidades. As ruas de Pucallpa também são fartas de lojas de auto e motopecas que movimentam um setor importante da economia ucaialina.

Também surpreende-me saber que há, em Pucalpa uma fabrica de ração para peixes que poderia representar um importante incremento para os setor de piscicultura.

Intercambio Cultural

No entanto, a ligação com Pucallpa permite bem mais do que a troca de mercadorias. Um grande numero de instituições de educação poderiam vir a ser compartilhadas também com brasileiros. A principal destas instituições é a Universidade Nacional de Ucayally que oeferece cursos de Direito e Ciências Políticas, Medicina, Administração, Contabilidade, Engenharia Florestal e Agronômica e Educação. Há também a Universidade Intercultural de la Amazônia, criada para atender as comunidades nativas com os cursos de Educação, Engenharia Florestal e Administração. Afora estas duas instituições públicas de ensino superior existem duas outras universidade particulares em funcionamento: a Universidade Privada de Ucayalli, e a Universidade Alas Peruanas esta com o curso de engenharia ambiental.
Em nível técnico, os pucalpinos contam com o SENATI (semelhante ao nosso SENAI) que oeferece cursos de mecânica automotiva, eletricidade indústria, mecânica de manutenção, mecânica de motores menores e inglês técnico.

Lazer

O centro de Pucallpa não é de fato um lugar muito atrativo ao turismo, ainda assim, os arredores do lago Yarinacocha, um outro distrito de Pucallpa, possui inúmeros bares, restaurantes e locais para dançar a “cúmbia”, verdadeira paixão nacional.
Também se oferecem passeios de barco para vistar a “jungla” espécie de mini-zoológico do outro lado do Yarinacocha.

Na avenida centenário, em direção ao aeroporto há um Parque Natural com um Zoológico com espécies nativas. Na cidade de Contamana (95 km , 30 min de avião ou 12 horas de barco) existem balneários com águas termais e Huánuco (450 km – acesso rodoviário) possuiu um dos melhores climas do mundo. Sua temperatura levemente fria e seu ar mais seco, são recomendados pela OMS para o tratamento de problemas respiratórios, cidade a que recorrem muitos ucayalinos para este fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário