segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Nazca: Mistério que desafia a ciência









Depois da viagem de Pisac, tomei a carretera em direção a Abancay, aonde quase fico preso em meio a un "paro". A manifestação, não foi pacífica houve confrontos com a polícia. Os manifestantes exigiam a renúncia do presidente da provincia, por ter desviado recursos destinados à população. Com um dia de viagem, não mais pela transocêniac mas agora pela rodovia panamericana cheguei ao final da tarde, em Nazca.





Mistério, bom humor e uma cutucadinha nos governantes

Muita gente já deve ter ao menos ouvido falar do célebre “Eram os Deuses Astronautas”, um verdadeiro clássico dos anos 60. Neste livro, seu autor Erick Von Daniken, apresenta argumentos de que a Terra já era visitada por extraterrestres desde os tempos mais remotos.

Bem, de todos os argumentos usados pelo escritor, o mais convincente sem dúvida sao as famosas
“Linhas de Nazca”. Elas foram “descobertas” por assim dizer, no deserto entre os Andes e a costa do Pacífico, na regiao onde entre os anos 400 AC e 600 DC floresceu a cultura Nazca (pré-incaica).

Seu primeiro descubridor Paul Kosok chegou a sugerir que seriam sistemas de irrigacão, teoria que foi logo rejeitada pelo seu proprio autor. A pesquisadora alemã, naturalizada peruana, Marie Reich, foi quem dedicou sua vida toda em estudar os geoglifos de Nazca. Marie Reich sugeriu que as linhas fossem parte de um complexo sistema de calendario e também provou a existência de desenhos semelhantes na cerâmica nazqueña. A pesquisadora também encontrou uma serie de evidencias de que os Nazca, possuiam vastos conhecimentos astronomicos e que podem ter de fato se orientado pelos astros para desenhar as figuras. Próximo do local das linhas existe um museu em sua homenagem.

O mais intrigante disso tudo, é porque uma civilizacao de agricultores faria desenhos tao complexos que somente podem ser vistos do céu?

Repostas, por enquanto somente no campo da especulacao. O fato é que os Nazca fizeram os desenhos para que sejam vistos do alto, fossem eles deuses ou astronautas.

Oásis
Impresionante também é como os antigos Nazca, consegiram cultivar oasis no deserto. A própria cidade de Nazca encontra-se em um vale verdejante em meio ao deserto. Uvas, mangas e cereais sao cultivados aquí. A água, um presente dos antigos nazca que deixaram aquedutos subterrâneos que servem até os dias de hoje. Normalmente quando se pensa em Peru, logo asociamos a Machu Picchu e os Incas, mas houveram uma sequência de outras grandes civilizaçoes que os precederam. Os Nazca foram um destes povos, que a pesar de “primitivos” obtiveram grande evoluçao no dominio da agricultura, engenharia, arquitetura e astronomia. Isto sem mencionar a administracão publica. Afinal com eles, nao havia fome no deserto, algo que infelizmente nao podemos dizer de nossa farta regiao.

Escavações Urbanas

No entanto, a grande descoberta em Nazca é encontra comida e hospedagem barata. É uma cidade cara, mesmo em relacao a Cuzco, e a populacao nem sempre encara com bom humor a chegada de turistas do mundo inteiro querendo ser “abduzidos”.
Ainda assim, depois de umas tres horas de “escavaçoes”, encontrei uma boa hospedagem por apenas 10 soles, com banheiro compartido, banho quente e cozinha além de um terraço de onde se pode admirar as estrelas (o ar seco de Nazca e o tipo de terreno permite uma boa visualizaçao de todo céu noturno).

Nazca está localizada a cerca de 500 km de Cuzco e cerca de 420 km de Lima.


OBS: As fotos desta postagem foram retiradas da Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário